PARCEIROS - clique em play:

segunda-feira, 7 de março de 2016

COMO FOI O DIA DA PROVA MAIS ESPETACULAR E DIFÍCIL QUE JÁ FIZ
Clicando nos links, tem vídeos no YouTube.


DESPERTAR:

Relógio preparado para despertar às 3h da madrugada.
Mas eu já estava "ligado" às 2h.
O dia começou MUITO cedo!
Depois foi pegar o ônibus. Cheguei na cidade de Sälen, local da largada, perto das 6h30.
Clique no link abaixo.

Pegando o "busão" em plena madrugada



ACOSTUMANDO-ME COM O AMBIENTE

Estava mais frio que o esperado. Cerca de -6º, com vento e neve (sensação de -11º).
Uma coisa é ver esta prova pelo YouTube. Outra, bem diferente, é estar lá.
É tudo muito grande. Muita gente. Uma estrutura enorme, com ampla cobertura da TV sueca SVT.
Clique nos links abaixo, e veja mais imagens.

Chegando no local da largada. Tudo escuro ainda.



A atmosfera já estava ficando mágica



LARGANDO ÀS 8h - 15.800 PESSOAS

Foi de arrepiar ver aquela multidão pulando e batendo palmas, no ritmo do aquecimento ditado por duas moças, ao som de Queen, "We will rock you", entre outras músicas.
Desde a largada, principalmente após a primeira grande (e engarrafada) subida, nevou e ventou muito.
Clique nos links abaixo, e veja mais vídeos.

Antes da largada, esquis posicionados.

Vídeo da largada

Trânsito lento: fiz 2km em cerca de 1h30. 





DURANTE A PROVA

Os dedos indicador e polegar endureceram várias vezes, assim como o pés. Na verdade, os pés estão doendo até hoje, dia 07 de março.
Muitas pessoas acompanharam ao longo do trajeto, os participantes. Incentivo total!
Confira os vídeos nos links abaixo.

Depois da tranqueira, começando a esquiar de verdade

Vasaloppet 2016 no km 49km



AUTOCONFIANÇA EXAGERADA

Após ter feito uma ótima prova (45km, cinco dias antes), jamais me passou pela cabeça a possibilidade de completar a prova depois que o pálido sol sumisse. Então nem pensei em comprar uma lanterna (daquelas de colocar na cabeça).
Mas eu cansei muito, e tive de encarar cerca de 2h30 esquiando praticamente no escuro. O bom é que a pista à frente refletia o branco da neve, me dando alguma noção sobre para onde seguir.
As descidas mais velozes foram especialmente emocionantes.
E para complicar um pouco mais, caiu uma neblina pesada, tornando tudo mais, digamos, dramático.
E se não bastasse tudo isto, meus olhos ficaram (de novo) embaçados.
Então eu enxergava uns 20 metros à frente.
Mesmo com toda esta dificuldade, o entardecer no meio da floresta iluminava a neve e as árvores com uma luz mágica, uma atmosfera surreal. Tempero perfeito para um dia fora do comum.

Finalmente, a chegada.



CHEGADA: DEPOIS DE QUASE DOZE HORAS ESQUIANDO

Esgotado, nem me dei conta de dar uma limpada na Go Pro, mas dá para ter uma ideia bem legal, do que foi esta chegada.
Em 3'47", depois de passar o portal, o locutor me dá as boas vindas.
Foi emocionante ouvir meu nome, num país distante, logo após terminar esta que foi com certeza a prova mais dura que já realizei. Se a mente não comandasse com firmeza o corpo, eu teria desistido já no km 29, quando ao parar no posto de alimentação, cansado, demorei demais, e o frio começou a pegar (não se pode ficar parado muito tempo, senão o suor gela sob as roupas).
Confesso que não enxerguei direito a minha chegada, pois tudo era névoa.
Largada às 8h. Chegada perto das 20h. Um longo dia! Mas valeu cada quilômetro.
Veja o vídeo da chegada. Meio ruim, mas a medida que o portal vai chegando fica mais nítido.
E tem o locutor.

Finalmente, a chegada.



DEPOIS DA PROVA

Aprendi com a prova de 45km feita antes. É cruzar a linha de chegada, guardar os esquis no depósito, e correr para o chuveiro, pois a temperatura do corpo cai rapidamente.
Eu estava ainda "quase cego", só enxergando vultos e névoa. Para achar o galpão com os chuveiros foi difícil. Uma lição viva, sobre como é dura a vida de um deficiente visual. Tive de pedir ajuda para localizar minha sacola com roupas secas, e para ir até o chuveiro.
Banho tomado, consegui finalmente chegar ao hotel me arrastando. Jantei e desabei. Grato a Deus por ter me dado a energia na dose certa para concluir este desafio.
O comentário geral entre os participantes foi comum. A prova foi mesmo muito dura.
Ahh! E esta "cegueira" é comum. Mas que assusta, assusta.

Prova concluída: quase 12 horas subindo e descendo pelas florestas do interior da Suécia, com mais 15,8 mil pessoas.



ÚLTIMA ETAPA DO PROJETO ICEMAN

Na semana do dia 14 de março, vamos finalizar o projeto, realizando a última doação de mantimentos, e buscando prestar contas para os queridos patrocinadores e para o público em geral, através das mídias locais, que tanto apoio deram a esta causa.

Esporte em nome da solidariedade.


Até breve!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário